Milho vai a 15 mi/t
13/08/2012 09:31:12



Imea e Conab divulgaram ontem números da safra 2011/12 e estimativas da nova temporada. Recordes revistos para cima

A segunda safra de milho, em Mato Grosso, será de 15,58 milhões de toneladas (t). Ontem, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou a sua oitava estimava ao grão e que novamente foi revista para cima, 1,35 milhão/t a mais sobre o que já era recorde em julho.

O volume atual supera em 122,88% a temporada anterior - 2010/11 com 6,99 milhões – e reflete o resultado do campo na reta final da colheita: produtividade média de 104 sacas por hectares (ha) no Estado, dez a mais em comparação ao mês passado. A ‘ex-safrinha’ do milho, quebra outro recorde, agora em nível nacional, ao responder por 40,41% da segunda brasileira do cereal, também revisada ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 38,55 milhões/t.

Como explica o gestor do Imea, Daniel Latorraca, o volume de milho segunda safra, mesmo histórico, não surpreendeu o segmento que já vinha observando o ganho de produtividade na medida em que as máquinas avançavam sobre as lavouras mato-grossenses. “O clima favoreceu o desenvolvimento das plantas. Tivemos chuvas por quase todo o ciclo do milho, o produtor investiu em tecnologia, especialmente em sementes de alta qualidade e o resultado não poderia ser outro”. Quase 100% deste milho cultivado no Estado foram semeados dentro da janela ideal de plantio, até meados de fevereiro, e por isso houve pleno desenvolvimento das espigas.

Latorraca lembra que considerando as médias de produtividade da soja, 50 sacas/ha, e do milho, 104 sacas, Mato Grosso somou rendimento recorde: 154 sacas, ou mais de 9 mil quilos/ha colhido, “volume inédito na safra de grãos mato-grossense”.

Como explica o Imea, a safra de milho foi reajustada após os principais municípios ultrapassarem 95% da área colhida e assim definirem a produtividade.

MAIS – Ontem, o Imea apresentou sua primeira estimativa de milho para 2013. A área deve atingir 2,91 milhões de hectares, aumento de 16,3%, ante os 2,50 milhões deste ano. Com isso a participação do milho sobre a área de soja passará de 35,4% para 36,9%, mostrando fortalecimento da cultura. É esperada, como destaca Latorraca, a migração de área de algodão segunda safra para o milho, visto que o cereal vive um momento de melhores preços e liquidez em relação à pluma. A produção poderá atingir 13,89 milhões/t, registrando a segunda maior produção da história com número 10,9% menor que o obtido na safra atual que rompeu com qualquer referência anterior.

CONAB – Mato Grosso consolida a liderança nacional na produção de grãos com penúltimo levantamento da safra 2011/12 da Companhia. De julho para agosto foram adicionados mais de 2 milhões/t. A produção total passou de 38,08 milhões para 40,22 milhões/t, incremento mensal de 5,61%, ou de 30% ante a colheita do ano passado em 30,94 milhões/t.

Fonte: Diário de Cuiabá, 10 de agosto

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado