Produtividade do milho da UE cai com seca em parte da Europa
28/08/2012 11:12:32



PARIS, 27 Ago (Reuters) - Um severa dano às safras de milho atingidas pela seca, especialmente em países produtores como Romênia, Bulgária e Hungria, estimularam a unidade de monitoramento da Comissão Europeia a reduzir fortemente sua previsão para a produtividade do milho na UE, segundo informou nesta segunda-feira.

Em seu relatório mensal, a unidade, chamada de Mars, estimou a produtividade da safra de milho da União Europeia em 6,28 toneladas por hectare, abaixo da previsão do mês passado de 6,73 toneladas.

A safra 2012 teria agora uma produtividade quase 18 por cento abaixo da média de 2011, de 7,62 toneladas por hectare, e 9,62 por cento abaixo da média de cinco anos, disse.

A produtividade do girassol foi revisada em queda de 6,4 por cento desde o último relatório da Mars, em 20 de julho, o que representa um corte de 16,5 por cento sobre a produtividade de 2011.

"A oferta inadequada de água causou danos irreversíveis nas safras de verão", disse a Mars em relatório.

Essas condições também afetariam outras safras, como a de beterraba, cuja produtividade média foi estimada em 69,19 toneladas por hectare neste mês, contra 69,95 toneladas em julho.

Ela seria agora 1,9 por cento abaixo da do ano passado, mas ainda 2,3 toneladas por hectare acima da média de cinco anos, disse a Mars.

A unidade Mars fez poucas alterações em sua estimativa para as safras de inverno do bloco, que foram colhitas em boas condições climáticas.

A produtividade média da UE para o trigo soft em 2012 ficou inalterada em 5,57 toneladas por hectare, enquanto a cevada de inverno foi elevada em 5,16 toneladas por hectare, contra 5,07 toneladas no mês anterior.

No norte e noroeste da Europa, o clima seco em agosto facilitou a colheita dos cereais de inverno e providenciou boas condições para o crescimento e desenvolvimento das safras de verão, disse a Mars.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide)

Copyright Thomson Reuters 2011

Fonte: R7, 27 de agosto

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado