Stephanes quer democratizar uso de milho transgênico
10/3/2008 08:45:10



Brasília - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, quer democratizar o uso da tecnologia do milho transgênico. "A intenção é que os pequenos e médios produtores sejam favorecidos com essa tecnologia, se assim desejarem", disse Stephanes, ao lembrar experiência semelhante já realizada no caso da soja transgênica, que beneficiou esses profissionais. Hoje, o ministro reuniu-se, em Brasília, com dirigentes da Bayer e da Monsanto. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura.

No encontro, eles fizeram os primeiros acertos para que os genes desenvolvidos pelas empresas sejam licenciados para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outras instituições que distribuem sementes para os produtores brasileiros. O plantio comercial das variedades de milho transgênico Liberty Link , da Bayer, e MON 810, da Monsanto, foi autorizado no mês passado pela Conselho Nacional de Biossegurança.

As variedades haviam recebido aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em junho e setembro do ano passado, mas a posição era questionada por recursos do Ibama e Anvisa. A CTNBio também emitiu parecer favorável à Bt11, da Syngenta, mas a cultivar foi alvo de recurso ainda não avaliado pelo conselho.

Fonte: Agência Estado, 6 de março

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado