Atraso no plantio da soja em MT deve reduzir em 6% a produção de milho
09/11/2012 08:55:42



Clima poderá interferir no tamanho da produção mato-grossense.

A produção deve passar de 15,6 milhões de toneladas para 14,6 milhões.

Apesar da intenção do produtor de Mato Grosso em querer aumentar a área plantada de milho e investir em tecnologia no campo, a produção do grão na safra 12/13 poderá ficar aquém da temporada passada. Isso porque o clima poderá interferir no tamanho da produção mato-grossense. Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgadas nesta quinta-feira (8), apontam que a produção de milho no estado irá reduzir em 6%, passando de 15,6 milhões de toneladas para 14,6 milhões. A produtividade terá um impacto maior com uma queda de 30%, de 5,6 mil quilos por hectare para 3,9 mil quilos por hectare. Já a área deverá ser manter praticamente estável, em 2,7 milhões de hectares.

Mas o diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Seneri Paludo, acredita que ainda é cedo para traçar uma estimativa de produção na safra 12/13. Conforme ele, mesmo com a intenção do agricultor em querer aumentar o plantio de grão, a falta de chuvas pode alterar o rumo da produção. Ele explica que, neste conceito, o milho será o maior prejudicado, diferentemente da soja.

"Apesar do atraso no plantio da oleaginosa, a safra pode não ficar comprometida. Mas é justamente este atraso que irá criar o cenário do milho, considerando que a prorrogação para o término do plantio da soja poderá interferir na janela ideal para o cultivo do milho safrinha, reduzindo o interesse do produtor em investir na cultura do milho".

No caso da soja, a Conab aponta que a produção terá aumento de até 10%, passando de 21,8 milhões de toneladas para 24,2 milhões de toneladas. Essa alta será resultado do crescimento da área plantada que poderá chegar a 7,8 milhões de hectares, representando um crescimento de 12% em relação à temporada passada, que foi de 6,9 milhões de hectares. Já a produtividade seguirá com aproximadamente 3,1 mil quilos por hectare. Apesar de a soja ter aumentado a produção e representar 54% da produção de grãos em Mato Grosso, a perspectiva de aumento no plantio das principais culturas no estado ainda é incerto.

O levantamento mostra uma queda de 0,6% na estimativa mínima da produção de grãos na safra 12/13, que poderá ser de 40,1 milhões de toneladas ante a produção de 40,3 milhões de toneladas na safra 11/12. No entanto, ainda é previsto um aumento de 2,6% na estimativa máxima para safra 12/13, devendo chegar a 41,3 milhões de toneladas. A área plantada poderá aumentar até 6%, passando de 10,9 milhões de hectares para 11,6 milhões de hectares. Entretanto, a produtividade será 3% menor, reduzindo de 3,6 mil quilos por hectare para 3,5 mil quilos por hectare na produção da safra de grãos mato-grossense.

Fonte: G1, 8 de novembro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado