Plantio da segunda safra de milho já atinge 51% no Paraná
04/03/2013 09:51:59



Estado aumentará em 1% a área plantada com cereal neste ciclo; chuvas atrasam o semeadura do grão

Mesmo com a colheita da soja em andamento, o plantio da segunda safra de milho segue acelerado no Paraná. Até o momento, 51% de uma área de 2,07 milhões de hectares já foi semeada. O percentual de cobertura, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), é 9% maior se comparado aos três últimos ciclos de inverno. Em área, o aumento neste ano é estimado em 1% em relação à safra 2011/12, segundo o levantamento da entidade.

Ao todo, o Estado espera colher nesta temporada 11,3 milhões de toneladas do grão, 14% a mais em relação ao ciclo anterior. Juliana Yagushi, engenheira agrônoma do Deral, explica que o avanço da semeadura no Estado em relação aos anos anteriores foi porque os produtores paranaenses decidiram plantar mais cedo a safra de verão. Além disso, acrescenta a pesquisadora, a maioria dos agricultores optou por variedades de soja precoce e superprecoce, antecipando o ciclo.

"O receio de sofrer com a geada, que geralmente ocorre entre os meses de junho e julho, foi um dos motivos pela antecipação do plantio no Paraná", justifica. Juliana acrescenta que o índice de semeadura poderia ser maior se não fossem as chuvas que ocorreram em fevereiro e que atrasaram a colheita da soja. Até o momento 39% da área de soja foi colhida em todo o Paraná.

No Norte do Paraná, principalmente na região de Londrina, ainda é comum ver áreas com a oleaginosa ainda no início da fase de dessecação. Essa soja deve ser colhida somente em meados de março, prorrogando o plantio do milho segunda safra para o final do mesmo mês. João Nazima, produtor na região de Guaravera, ainda está colhendo soja. Ele conta que iniciou a semeadura do milho nas áreas já colhidas com a oleaginosa há algumas semanas, mas teve que interromper devido às chuvas.

Nazima espera que até o final de março os seus 70 hectares de área destinada para a cultura estejam semeados. Ao todo, ele espera colher nesta safra de inverno em torno de 100 sacas por hectare, mesmo volume contabilizado no período do ciclo 2011/12, cuja área plantada foi de 75 hectares. Mesmo com um incremento na produção, o ciclo de inverno do produtor não deverá ser muito tranquilo, pois o produtor teme possíveis geadas que normalmente ocorrem no meio do ano.

Ricardo Maia

Folha Web

Fonte: Agrolink, 4 de março

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado