Custo da nova safra pode ser 30% menor
11/09/06 11:13:52



São Paulo - Dólar e demanda reduzida devem fazer desembolsos com insumos ficarem em R$ 70 bilhões. O custo do plantio da safra 2006/07 será o menor dos últimos dois anos. A queda nos preços dos insumos e a decisão dos produtores de conter os investimentos farão com que o desembolso fique em R$ 70 bilhões aproximadamente, 30% menos que o das safras 2004/05 e 2005/06.

Os números foram calculados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a pedido deste jornal e consideram queda na área cultivada e os atuais preços dos insumos. O vice-presidente da CNA, Carlos Sperotto, disse que a safra ficará mais barata porque só agora os preços dos insumos agrícolas estão próximos da realidade. Apesar da valorização do real ter ocorrido na safra passada, os preços dos defensivos, fertilizantes e sementes, que em boa parte são importados, continuaram "exorbitantes", afirmou. Caíram agora porque a demanda se retraiu e os fornecedores foram obrigados a ajustar preços.

Para Rosemeire Cristina dos Santos, assessora técnica da CNA, o produtor está mais cauteloso por estar descapitalizado e deve diminuir o consumo dos insumos. "A tendência é economizar, mas há limite", disse o presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Iwao Miamoto. Eduardo Daher, diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), afirmou que os preços dos insumos acompanharam a queda do dólar, mas a tendência é de alta a partir de agora em razão do frete.

Em média, nesta época do ano as vendas deveriam corresponder a 40% da necessidade, mas estão dois pontos percentuais menores. Apesar da redução dos custos, a rentabilidade não deverá crescer, diz a confederação.

Fonte: Gazeta Mercantil, 11 de setembro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado