Cresce produção de milho e recorde se confirma
11/10/2013 09:14:28



por Joana Cavinatto

A produção de milho em 2013 está 13,2% maior no Brasil. Segundo a estimativa de setembro do IBGE, o volume colhido será de 80,7 milhões de toneladas, somadas as duas safras. A previsão ainda é de safra recorde.

Não mais apenas uma “safrinha”, este é o segundo ano consecutivo em que a segunda safra ultrapassa a primeira. 34,3 milhões de toneladas são da de verão, cerca de 42% do total do cereal. Já a safra de inverno rendeu 46,4 mi t, 57% do total da produção.

Segundo o IBGE, os produtores investiram no milho 2ª safra por ter apresentado bons preços de mercado na ocasião da decisão de plantio. Outro ponto a favor é o fato de ser uma cultura que responde muito bem em sucessão à soja, além de ser tecnicamente recomendada para esta época de plantio.

Em relação à safra de verão, apenas os estados do Nordeste apresentaram variações relevantes. A estiagem prejudicou a região, que continua indicando reduções (-4,2%) neste último levantamento. Neste mês, os estados que apresentaram redução na produção foram: Ceará (-9,0%), Rio Grande Do Norte (-3,5%), Paraíba (-16,3%), Pernambuco (-2,6%) e Bahia (-6,8%).

Já a estimativa do safrinha apresentou aumento de 0,2% em relação à informação de agosto. A boa produtividade foi devido às boas condições climáticas. Bahia, Goiás e Mato Grosso tiveram suas estimativas aumentadas em 3,9%, 1,7% e 0,8%, respectivamente. Já São Paulo e Paraná reduziram as estimativas em 6,4% e 0,6%, que correspondem a 85.099 t e 63.008 t, respectivamente.

Fonte: Agrolink, 9 de outubro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado