Produtores de Mato Grosso iniciam plantio de milho em meio a chuvas
24/01/2014 09:15:14



Produtor de Sapezal espera produtividade acima da média nacional.
Estado deve cultivar o grão em 3,2 milhões de hectares.

Do G1 MT

Há uma semana o produtor Claudio Scariote, de Sapezal, oeste de Mato Grosso, iniciou o plantio de milho da safra 13/14. Entre uma chuva e outra, ele já conseguiu semear 80 hectares em sua propriedade. O agricultor é um dos primeiros a iniciar os trabalhos no campo.

O município de Sapezal detém cerca de 5% (140 mil hectares) da área total no estado estimada para esta temporada, de 3,2 milhões de hectares. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A área cultivada com milho neste ciclo é 12% menor se comparada a safra passada, quando foram semeados em 3,7 milhões de hectares. A produtividade também terá redução, passando de 101,5 sacas por hectare para 87,6 sacas por hectare. Mesmo assim o produtor Scariote espera colher entre 110 sacas e 115 sacas por hectare.

Mas o produtor de Sapezal ressalta que não foca somente no lucro gerado pela produção do milho. Ele também espera uma maior preservação do solo para as próximas culturas. “O milho agrega valor e limpa a lavoura. Além disso tem a palhada que nutre o solo” explica.

As lembranças da “super safra” de 2012, fazem com que o produtor fique cauteloso. A grande produtividade no ano passado elevou a oferta do produto no mercado e fez com que o preço despencasse. A produção nesta temporada é estimada em 17 milhões de toneladas, representando uma queda de 24% em relação a safra 12/13, de 22,5 milhões de toneladas.

Fonte: G1, 23 de janeiro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado