Milho pode superar soja em volume de produção
11/6/2008 07:07:37



As duas comodities seguem como as culturas de maior destaque da safra histórica. Juntas, elas já representam 82,6% da produção total de grãos

Rio de Janeiro - O milho é o principal produto responsável pelo aumento da estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 144,3 milhões de toneladas em 2008, e já ameaça ultrapassar a soja em volume de produção, observou ontem o coordenador de agropecuária do instituto, Flávio Bolliger. ''Se o mercado continuar expandindo e a capacidade de exportação do milho se confirmar, a produção pode vir a superar a soja'', disse.

A produção estimada para o milho, na soma da primeira e segunda safras, é de 58,3 milhões de toneladas, muito próxima a da soja, de 59,8 milhões de toneladas. Além disso, enquanto a produção de soja deverá aumentar 3,3% este ano em relação ao ano passado, a do milho primeira safra vai crescer em ritmo bem superior (10,4%), enquanto a do milho segunda safra aumentará 17,2%.

O gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), Mauro André Andreazzi, observou que, como os Estados Unidos, que são o principal exportador mundial de milho, estão direcionando o produto para a fabricação de etanol, o Brasil está ampliando a participação no mercado internacional.

O excedente exportável (produção além do consumo interno) de milho será aproximadamente de 14 milhões de toneladas em 2008, volume maior do que no ano passado (8 milhões de toneladas) e a expectativa é que, caso a demanda mundial prossiga em expansão, no próximo ano haverá um novo aumento.

Recorde

A soja e o milho seguem como as culturas de maior destaque da safra histórica. Juntas, elas já representam 82,6% da produção total de grãos. Segundo a Conab, os preços remuneradores dessas matérias-primas (commodities) no mercado, seguidos das boas condições climáticas nos últimos meses em todo o País e da melhor tecnologia aplicada no campo, são os principais fatores da elevação da produção.

Cerca de 90% da safra já foi colhida. A soja está com colheita de 99% das 59,9 milhões de t previstas. O milho já chega a 65% colhido, do total de 58,4 milhões de t. O arroz, que perdeu em área, mas ganhou em produção, está 95% colhido, em fase final no Rio Grande do Sul, responsável por 60,2% do cultivo nacional, que será de 12,2 milhões de t.

Já a produção do feijão total deve atingir 3,5 milhões de t. A segunda safra do produto está em fase de colheita e a terceira, terminando o plantio, informaram os técnicos da Conab.

Fonte: Folha de Londrina, 10 de junho

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado