Milho: Inmet admite possibilidade de geada moderada no Oeste do Paraná
11/6/2008 13:18:48



A frente fria instalada no Rio Grande do Sul desde a última sexta-feira (06) e que já atinge Santa Catarina e o Paraná virá acompanhada de uma massa de ar fria muito intensa, com possibilidade de queda de neve na serra gaúcha e no planalto sul catarinense.

A previsão é do meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de Curitiba (PR), que também prevê a possibilidade de geada moderada para o sul e sudoeste do Paraná, no amanhecer de quarta-feira (11), mais precisamente nas regiões de Palmas, Clevelândia e Pato Branco.

"Existe uma chance pequena de ocorrência de geada em Cascavel, no oeste do Paraná, mas se ocorrer será uma geada fraca e em regiões de baixada, o que não deve afetar muito o milho safrinha", tranquiliza Lazinski.

De acordo com o meteorologista, o Paraná amanhecerá com temperaturas muito baixas na quarta-feira, com Curitiba sujeita à mínima de 2 graus. Cascavel poderá registrar 3 graus, enquanto a previsão para Palmas é de zero grau na quarta-feira, o "dia mais frio" nas previsões do meteorologista.

O clima de baixas temperaturas tende a continuar na próxima semana. De acordo com o meteorologista do INMET, já no início da próxima semana uma nova massa de ar de origem polar deverá chegar ao Paraná, desta vez com potencial de geada moderada no oeste do estado.

Levantamento do Departamento de Economia Rural-Deral, com base em dados de campo da semana passada mostra que a maioria das lavouras de milho do estado está suscetível a perda em caso de geada de forte intensidade. Pelo levantamento, cerca de 13% das lavouras encontram-se em fase de desenvolvimento vegetativo, com 40% em floração, 39% em fase de frutificação e 8% em maturação.

O Deral trabalha com 2% da área colhida.

Segundo a técnica Margorete Demarchi, até a semana passada cerca de 5% das lavouras de milho safrinha apresentavam condições ruins de desenvolvimento, com 17% em condições médias e 78% boas. O Deral estima uma produção de milho safrinha de 6,49 milhões de toneladas para o Paraná, volume que se confirmado será 15,5% superior à última temporada, quando o estado colheu 5,62 milhões de toneladas com a safrinha.

Para o Rio Grande do Sul, a previsão é de ocorrência generalizada de geada no amanhecer de quarta-feira (11), com a metade sul do estado (Uruguaiana, Livramento), registrando temperaturas abaixo de zero grau.

"Por enquanto está chovendo. Na quarta-feira, a frente fria se dissipa, o tempo começa a limpar e aí teremos chances de geada", antecipa Lazinski. Pelas suas previsões, São Joaquim (SC) estará sujeita a temperaturas de 3 a 4 graus abaixo de zero no amanhecer dessa quarta-feira.

Fonte: Último Segundo, 11 de junho

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado