Milho registra bons índices de produtividade e tendência é de uma das melhores safras
2/7/2008 07:13:59



Com a perspectiva de bons índices na produtividade do milho, o Rio Grande do Sul poderá alcançar a auto-suficiência para atender a demanda interna em 2007. A informação consta do Informativo Conjuntural , elaborado pela Emater-Ascar, que divulga ainda o aumento da produtividade do feijão em 24,05% acima do inicialmente esperado. De acordo com informações dos escritórios da Emater em nível de Fronteira Oeste os números são animadores e mostram a tendência de uma das melhores safras de verão.

As boas produtividades ocorrem devido às condições climáticas e à tecnologia empregada pelos produtores gaúchos.

Esses mesmos motivos têm favorecido o bom desenvolvimento da cultura da soja, que começa a aumentar o percentual de lavouras em fase de floração, alcançando os 12%. Apesar das chuvas esparsas e irregulares, o clima tem sido bastante favorável para o desenvolvimento das culturas de verão, ao contrário de anos anteriores, quando as estiagens prolongadas foram uma constante.

Nas diversas regiões, as lavouras de milho e feijão se beneficiam desse clima, uma vez que estão atravessando, com boa umidade no solo, o período mais crítico de floração e enchimento de grãos.

A cultura do milho está com 96% de sua área semeada. Apesar do plantio não ter sido concluído, vários municípios começam a intensificar a colheita.

De acordo com dados da Emater, o percentual colhido atinge os 5%, com 10% maduros e por colher.

Os restantes 4% a serem plantados se restringem a pequenas áreas onde o milho é plantado, visando à subsistência da família ou a produção de silagem para a suplementação animal. Grande quantidade de lavouras de milho apresenta excelente potencial produtivo. Atualmente, 45% das lavouras estão em fase final de enchimento de grãos e maduras por colher, além de 20% em floração, sem enfrentar problemas mais severos quanto à falta de umidade. Assim, é possível estimar que a atual safra de milho está bem encaminhada em termos de produção e deverá ser uma das melhores dos últimos anos, mesmo com algumas perdas pontuais em determinadas lavouras por problemas de estiagem localizada.

Safra

Dados da Emater indicam uma produtividade média de 3.980 kg de milho por hectare, projetando uma produção total de 5,556 milhões de toneladas, em uma área plantada de 1,396 milhão de hectares. É possível que esta média se modifique, já que ainda restam cerca de 30% do total da área prevista, que deverá ter seu rendimento fortemente influenciado pelo clima de fevereiro, pois ainda se encontram em germinação e em desenvolvimento vegetativo. Caso se confirmem os atuais números, esta safra será 22,63% maior que a de 2006, quando foram colhidas 4,530 milhões de toneladas.

A pesquisa realizada pela Emater levou em consideração as informações de 337 municípios, cobrindo 85% da área plantada nesta safra.

A partir destes dados, os produtores gaúchos começam a ficar também mais esperançosos quanto à realização de uma boa safra em termos de preços. Durante a semana, a saca de 60 kg foi cotada a um preço médio de R$ 17,15 contra os R$ 16,86 da semana passada, um aumento de 1,72%.

Fonte: Rádio Grande FM, 30 de junho

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado