Exportação de milho este ano pode cair 27% prevê consultoria
29/8/2008 09:46:05



O Brasil deve exportar 27% menos milho em 2008, previu o consultor da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros, durante o 8º Seminário Internacional de Suinocultura da Agroceres PIC, que acontece no Guarujá (SP). Mendonça de Barros estimou que as exportações brasileiras de milho devem ser de 8 milhões de toneladas este ano ante 11 milhões de toneladas embarcadas em 2007. Segundo ele, o motivo da queda é o aumento da produção de milho na Europa, principal destino das exportações nacionais.

"Os preços do milho devem recuar em relação a 2007 porque o ritmo de nossas exportações está menor em 2008", disse. "Entre janeiro e julho do ano passado, as exportações do Brasil somaram 4,2 milhões de toneladas. Nos sete primeiros meses deste ano, nossos embarques estão ao redor de 3,3 milhões de toneladas", afirma.

No ano passado, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a safra da União Européia foi de 47 milhões de toneladas, para uma demanda do bloco da ordem de 60 milhões de toneladas. "A Europa veio bater na porta da Argentina no ano passado e eles não conseguiram atender as necessidades. Vieram bater na nossa porta e conseguiram, pagaram um prêmio pelo nosso cereal e compraram do Brasil 8 milhões de toneladas. Infelizmente isso não vai acontecer esse ano", afirma Mendonça de Barros. Segundo o consultor, a safra européia deve chegar a quase 60 milhões de toneladas, atendendo praticamente toda a necessidade da região.

Mendonça de Barros acredita que haverá uma sobra de 6 milhões de toneladas de milho no mercado interno, uma vez que o consumo doméstico é estimado em 44 milhões de toneladas, para uma safra total ao redor de 57 milhões de toneladas. "Além disso, o ano agrícola deverá começar mais cedo, fazendo a safra de milho ficar pronta antes e podendo coincidir com estoques cheios, gerando uma pressão de preços sobre o grão", afirma o consultor.

Fonte: Só Notícias, 28 de agosto

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado