BASF apresenta inovações tecnológicas no Congresso Nacional de Milho e Sorgo
1/9/2008 08:32:53



O Paraná é líder brasileiro na produção de milho. Em 2008, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção do estado, incluindo o milho safrinha, deverá atingir 15,21 milhões de toneladas, aumento de 12,4% em comparação com o ano anterior, que foi de 8,63 milhões de toneladas. Investindo continuamente em inovação tecnológica, visando aumentar cada vez mais a produtividade e a qualidade do produto colhido, a BASF, uma das principais fabricantes de defensivos agrícolas do País, participa do 27º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que acontece de 31 de agosto a 4 de setembro, em Londrina (PR).

O evento reunirá pesquisadores, professores, estudantes e extensionistas rurais para discutir agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas. Paralelamente será realizado o 3º Simpósio da Lagarta-do-Cartucho e um Workshop sobre Manejo e Etiologia da Mancha Branca do Milho.

A BASF apresentará durante o Congresso os resultados dos benefícios AgCelenceä, para a cultura do milho, presentes no fungicida Opera®, que além do controle das principais doenças nas lavouras, proporciona efeitos positivos na fisiologia das plantas, favorecendo ganhos de produtividade de até 10% e de qualidade ao cultivo. Além do Opera®, outros produtos do portfólio da empresa serão apresentados, como os inseticidas Imunit®, Standak®,Nomolt®150 e Fastac®100 SC, defensivos importantes no controle de pragas que atacam as plantações de milho.

Recomendado principalmente para o controle da lagarta-do-cartucho, que ataca as plantas do milho, o Imunit® tem efeito imediato no combate das lagartas e ação prolongada, garantindo uma lavoura saudável e produtiva.

O momento ideal de aplicação do produto na lavoura é quando o produtor identifica os primeiros sintomas de ataque às folhas. O inseticida controla simultaneamente lagartas pequenas e grandes.

Já o Standak® é utilizado no tratamento de sementes de milho, soja, arroz, feijão, cevada, trigo e pastagem. O defensivo é fundamental na prevenção e no controle de diversas pragas iniciais, proporcionando melhor stand das lavouras e conseqüentemente maior produtividade.

Os danos causados pelo ataque de pragas no inicio do desenvolvimento das plântulas podem inviabilizar a lavoura. “A BASF participará desse congresso com o intuito de oferecer uma gama cada vez maior e mais completa de soluções, que contribuam para o manejo de importantes pragas e doenças e para aumentar cada vez mais a produtividade e a rentabilidade dos produtores de milho paranaenses e de todas as regiões produtoras do Brasil”, explica Fernando Arantes, Gerente de Milho e Soja de Proteção de Cultivo da BASF.

O Congresso Promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo e realizado pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) em parceria com Embrapa Milho e Sorgo, o 27º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, promete transformar Londrina, de 31 de agosto a 4 de setembro, no palco nacional das discussões sobre a cadeia produtiva desses grãos.

Realizado desde 1950, o Congresso é considerado referência na divulgação de inovações tecnológicas para todo território nacional. Dentre seus objetivos, destaca-se a permanente busca por novas e eficientes soluções para as culturas do milho e sorgo, visando superar os desafios que se apresentam no cenário nacional e internacional.

A programação, dividida em palestras, painéis, workshops e simpósios, abordará o tema "Agroenergia, Produção de Alimentos e Mudanças Climáticas: Desafios para Milho e Sorgo", com a presença de especialistas como Décio Gazzoni (Embrapa Soja), Ernesto Paterniani (ESALQ), José Antônio Marengo (INPE), entre outros.

Evento: XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo

Data: 31 de agosto a 04 de setembro de 2008

Local: Centro de Exposições e Eventos de Londrina - Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, 3333

Fonte: O Correio News, 29 de agosto

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado