Nova estimativa para a safra de grãos
17/3/2009 14:11:46



Globo Rural (15/03) - O tempo tem sido aliado dos produtores do oeste do Paraná. Em Cascavel a chuva está caindo na hora e na quantidade ideal para o milho safrinha, que está se desenvolvendo bem.

“Esse ano, felizmente, a precipitação pluviométrica suficiente, uma boa umidade e uma boa germinação e até o momento as condições climáticas são favoráveis ao bom desenvolvimento da cultura de milho safrinha”, explicou Jovelino Pértile, técnico agrícola da Secretaria de Agricultura do Paraná.

De acordo com o último relatório divulgado pela Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, o Paraná deverá produzir na safrinha cerca de 5,8 milhões de toneladas de milho. Um aumento de 2,6% em relação à safrinha anterior.

O Paraná está indo na contramão do restante do país. O Estado é o único a prever aumento na produção. Os agricultores entenderam que era preciso investir em tecnologia e produzir mais para conseguir pagar os custos.

“Por enquanto ela está se desenvolvendo bem. Está chovendo bem. E a gente espera que para compensar a queda no soja de superprecoce a gente tenha um lucro na safra de milho safrinha” , diz Zeca Zerdo, agricultor.

O IBGE é mais otimista do que a Conab. Segundo ele, a safrinha de milho do Paraná será 12,91% maior do que no ano passado.


Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado