Clima atrasa plantio da safrinha de milho no PR
15/4/2009 11:30:59



São Paulo - A conclusão do plantio de milho safrinha no Paraná, segundo maior produtor em área, está dependendo de um maior volume de chuvas. O Departamento de Economia Rural (Deral) informou hoje que 98% das lavouras foram implantadas até ontem, faltando apenas áreas do norte do Estado, onde as chuvas foram insuficientes. O atraso não chega a ameaçar o plantio do cereal pois, como ressalta o engenheiro agrônomo Otmar Hubner, o risco de geadas na região durante o inverno é muito pequeno e, por isso, não é necessário acelerar os trabalhos.

A falta de chuvas, no entanto, é uma preocupação para os produtores paranaenses nesta safra pois ainda se registra déficit hídrico no Estado, sobretudo em Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, União da Vitória e Ponta Grossa, importantes áreas produtoras. Do milho já implantado, 62% encontram-se em desenvolvimento vegetativo e, para a fase seguinte, a de floração, é necessário umidade. As lavouras já em floração (23%) e em frutificação (10%) podem resultar em menor produtividade por conta da estiagem, diz Hubner.

O Deral também informa plantio de trigo em 5% da área e colheita de 86% da soja e 81% do milho primeira safra. A comercialização da safra verão é lenta. Até esta semana, produtores haviam negociado 26% do milho e 33% da soja, de acordo com o Deral. Do milho safrinha 2007/08 foi comercializada até o momento 91% da produção, e do trigo cultivado no ano passado, 84%.

Fonte: Agência Estado, 14 de abril

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado