Ceará deve ter safra recorde este ano, projeta governo
6/5/2009 14:48:21



A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) projeta uma safra recorde em 2009, mesmo com as fortes chuvas que vêm alagando plantações em todo Estado

Entre os grãos já colhidos no Estado, destaque para o milho que deve atingir a marca inédita de 900 mil toneladas nesta safra (Foto: Edimar Soares) Mesmo com as perdas e os alagamentos nas plantações, o Ceará vive, mais uma vez, a expectativa de safra recorde. De acordo com o último levantamento, feito no dia 30 de abril, com embasamento de técnicos do IBGE, Ematerce e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), a projeção é que a produção desta safra seja de R$ 1.336,978 toneladas, 207 mil a mais do que o valor recorde registrado em 2006. Em relação a 2008, essa diferença, se confirmada a projeção, cresce para 220 mil toneladas. Cinco dias após o lançamento da estimativa e levando em conta todos os fatores climáticos apresentados de lá para cá, a SDA mantém a previsão.

"Confiamos e acreditamos em uma safra recorde este ano, até mesmo porque essas chuvas que se tornaram mais intensas nos últimos dias não vão atingir de forma considerável nossa projeção, já que os agricultores mais atingidos neste momento são aqueles que vivem em regiões próximas aos rios e eles não representam muito no total estimado para a safra", argumenta o coordenador de agricultura familiar da secretaria, Itamar Lemos.

"A distribuição de sementes este ano contribuiu para a nossa projeção recorde na produção este ano. Em 2009, chegamos a 5,5 milhões de unidades, superando e muito as 3,6 milhões que distribuímos na temporada passada", acrescenta o titular da SDA, Camilo Santana.

Nesse cenário de otimismo, ele destaca o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Estado que atualmente é responsável por 70% da produção de alimentos que chegam à mesa dos cearenses. "Tivemos recursos de R$ 780 milhões para o Plano Safra da Agricultura Familiar que nos permitiu investir em vários projetos, como o do Biodiesel, que fomenta a produção, o processamento e a comercialização de oleaginosas por parte dos agricultores familiares", ressalta.

Na avaliação do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec-CE), José Ramos Torres de Melo Filho, o aumento das áreas plantadas também reforça as projeções de safra recorde para este ano. "Tenho dito que a chuva é a grande indutora da agricultura cearense. Como este ano ela (chuva) foi bem considerável, tudo nos leva a crer que a safra será recorde", observa.

O presidente da Federação dos Trabalhadores de Agricultura do Ceará, Moisés Braz, avalia que os últimos meses têm rendido bons negócios para os agricultores, sobretudo no plantio de arroz. "Uma safra ótima nós já garantimos. Mas para ela ser recorde nós precisamos que ela perdure até o fim de maio, pelo menos, pois tivemos inverno tardio nas regiões dos Inhamuns e do sertão Central, além de problemas de chuvas excessivas na região do Baixo Acaraú", comenta. Milho

Entre os grãos já colhidos em 2009, destaque para o milho, que deve atingir a marca histórica e inédita de 900 mil toneladas, o que representaria pouco mais de 60% da safra estimada para este ano. Se confirmada a projeção, a produção do grão terá alta de cerca de 20% maior que a de 2008. Agricultores da região do Cariri são os mais empolgados para a safra do milho. Caso de Luís Januário, um dos milhares de pequenos produtores de milho de Juazeiro do Norte. "O resultado desse ano, com certeza, foi melhor que o do ano passado. Só para o Governo Federal estou vendendo mais de quatro toneladas nessa temporada. Para nós é uma grande oportunidade e estou tentando aproveitar o máximo", conta.

EMAIS

- Sobre as regiões mais afetadas no Estado, o secretário Camilo Santana disse que o Estado tem tido uma atenção especial com agricultores afetados pelas fortes chuvas e pela seca.

- "Para garantir que o nosso trabalhador rural não tenha prejuízo este ano, ampliamos o Garantia Safra para 270 mil beneficiados em 2009. Poderia até ser maior, mas tivemos problemas no convênio das prefeituras e perdemos 30 mil vagas", diz.

- Das frutas, o secretário diz que as produções de banana, acerola e maracujá também estão bem acima da média. "Nos perímetros irrigados do Estado a colheita foi muito boa", cita.

Fonte: O Povo, 5 de maio

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado