Milho: mais da metade da safrinha no PR tem condições médias a ruins
11/5/2009 08:24:21



Prossegue a preocupação dos produtores de milho do Paraná com a falta de chuva para a safrinha. Relatório dessa semana do Deral - Departamento de Economia Rural - saído de campo na segunda-feira (04/05), mostra que 53% das lavouras estão em condições médias a ruins, com a preocupação recaindo sobretudo para áreas do oeste, centro-oeste e norte do estado, de maior concentração de milho safrinha.

De acordo com o levantamento, 47% das lavouras do grão apresentam condições boas de desenvolvimento. 'A chuva no estado ainda é irregular e é forte a preocupação com o milho em floração e frutificação, fases em que se encontram 66% das lavouras', disse a técnica da área no Deral, Margoreth Demarchi. As demais lavouras paranaenses encontram-se em desenvolvimento vegetativo (27%) e em maturação (7%).

Como reflexo do clima irregular, o Deral já trabalha com perda de 9% de produção para o milho safrinha do estado. A safra inicialmente estimada em 6,33 milhões de toneladas foi revisada para 5,78 milhões de toneladas no relatório mensal de abril, divulgado na última semana. 'Estamos monitorando a situação, mas as perdas podem ser maiores' admite Margoreth.

Em Palotina, no oeste do estado, os produtores temem novas perdas caso não se confirme a previsão da meteorologia, de chuva de 30 milímetros para a sexta-feira (08/05). As precipitações do último domingo (03/05), beneficiaram regiões que estavam há quase 60 dias sem chuva, mas foram irregulares e de intensidade variada. Cálculos preliminares apontam para uma perda de produtividade na área de ação da CVale - Cooperativa Agroindustrial - de até 40%. De 4,2 mil quilos por hectare de média inicial esperada o milho safrinha deve cair para 2,52 mil quilos por hectare.

Fonte: Globo Rural

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado