Milho: retomada dos leilões em MT deve começar pelo Pepro, prevê Aprosoja
26/6/2009 10:40:41



Por Vanda Araújo/vanda@safras.com - Safras (25) - O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, confirma informações veiculadas nessa quarta-feira (24) pela Agência Safras, de que o governo deve lançar mão de uma portaria interministerial na retomada dos leilões de milho de Mato Grosso.

Conforme o dirigente, a portaria já estaria pronta, mas requer assinaturas dos Ministérios da Agricultura e da Fazenda.

"O processo é demorado uma vez que esse trâmite envolve parecer jurídico, mas a expectativa é que dentro de 15 dias deve acontecer o primeiro leilão, pois a pressão é grande", enfatiza.

De acordo com Silveira, a Conab deve retomar as operações em Mato Grosso com o leilão de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) já que as irregularidades encontradas nas investigações que levaram à suspensão das operações estão limitadas aos leilões de PEP e de PROP.

O presidente da Aprosoja evita antecipar informações sobre as irregularidades sob investigação, mas diz que foram identificados 7 casos.

"Concluídas as investigações, a Conab deve fazer um parecer e posteriormente encaminhar ao Ministério Público para as devidas providências", observa.

Glauber Silveira não confirma volume de 500 mil toneladas para esse primeiro leilão em Mato Grosso, a exemplo do que ventilou a Abramilho, mas diz que existe a previsão de retirada de 2,5 milhões de toneladas de milho de Mato Grosso para não prejudicar o mercado nesse momento em que os produtores começam a colher a safrinha.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea), o estado deve colher 6,2 milhões de toneladas com a safrinha. Desse total, somente a metade (51%) tem colocação garantida, com o mercado precisando de apoio para comercializar 49% da produção. (VA)


Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado