Governo Federal inclui milho de Rondônia nos leilões da Conab
14/9/2009 14:06:06



No mês passado o secretário estadual de Agricultura, Carlos Magno, esteve em Brasília para reuniões com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Gonçalves Rossi, e com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Magno, que foi acompanhado de uma comitiva, reivindicou melhorias para a produção e o escoamento de milho no Estado. A visita resultou em benefícios para o produtor rural de Rondônia que agora está amparado na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), cujo principal objetivo é minimizar as flutuações da renda agropecuária através da comercialização da produção.

Hoje, o Estado tem uma produção significativa de milho, cerca de 5,5 milhões de sacas. Desse total produzido em todo Estado são consumidos 1,8 milhões de sacas. Conforme Carlos Magno, esse excedente pode ser escoado para fora através de exportação. Para ele, a inclusão de Rondônia nos contratos futuros de leilões promovidos pela Conab, vai ajudar a escoar esse produto. “A partir dessa concessão de subvenção econômica, na forma de equalização de preços, por meio de leilões públicos, esse processo será facilitado”, disse Magno.

Resolução

A decisão de incluir o milho produzido em Rondônia nos leilões públicos da Conab é uma resolução conjunta do ministro da Fazenda, Guido Mantega, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva.

Fonte: Rondoniaovivo.com, 9 de setembro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado