LRV: Produtores se reúnem com presidente da Aprosoja
17/9/2009 15:53:15



Reunião descontraída, mas assuntos importantes foram abordados

Produtores rurais de Lucas do Rio Verde, MT, se reuniram com o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira da Silva, na noite de ontem, 15/09, no clube Seriema, que veio agradecer o apoio na eleição da entidade e debater questões como gestão ambiental, movimento pró-logística, além de dúvidas e posicionamentos do produtor com relação aos leilões da Conab.

“Todo esse problema com o milho acontece em nosso Estado devido à questão de logística. Gastamos 58% do valor do milho em frete. A cada 100 sacas que o produtor manda pro porto, 58 vão embora pagando custo de frete”, afirma Glauber.

Com o movimento pro-logística a Aprosoja desenvolve ações junto ao DENIT, Casa Civil, e órgãos competentes para tentar fazer com que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) traga para Mato Grosso uma matriz de logística com ferrovia, hidrovia e conclua a BR 163, para que o produtor tenha meios de escoar a produção com custo menor.

“Pra se ter uma idéia, se a BR 163 estivesse concluída não estaríamos vendendo milho a R$ 8,10. Venderíamos pelo menos a onze reais aqui em Lucas. O cenário produtivo seria totalmente diferente e o governo gastaria menos com prêmios”, comenta Silveira.

Outro tema abordado na reunião foi à questão da organização do setor e a divisão das microrregiões do Estado. Silveira diz que foi solicitada a divisão de mais uma microrregião devido ao volume da produção e a logística. “O Estado é dividido em três microrregiões com isso algumas cidades são beneficiadas e outras não. O nosso trabalho é para que todas sejam beneficiadas”, explica.

Os produtores também definiram alguns requisitos para as disputas no próximo leilão que acontece na próxima sexta-feira. Um deles é limitação de duas mil toneladas de milho por produtor, que equivale a uma média de 33 mil sacas. “Limitando vamos conseguir abranger mais produtores no leilão”, diz Glauber.

Fonte: Expresso MT, 16 de setembro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado