Câmara setorial de suínos discute compra de milho e Meio Ambiente
21/9/2009 10:51:52



A Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), promovem no próximo dia primeiro de outubro, no auditório da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, em Campinas, a partir da uma da tarde, a reunião da CÂMARA SETORIAL DA CARNE SUÍNA. Dentre os assuntos a serem discutidos, estão a compra de grãos do Centro-Oeste pelos Suinocultores Paulistas, com incentivo tributário e financeiro do Governo de São Paulo, a questão dos problemas que vem atrapalhando os suinocultores em relação à emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), o apoio ao programa de carne suína na merenda das escolas públicas paulistas, o apoio ao 5º Simpósio Internacional da Produção Suína, que vai ser realizado no ano que vem, em Campinas, e a questão ambiental da Suinocultura Paulista.

Os produtores do estado podem ter uma boa notícia ainda neste mês envolvendo o milho, com a criação de uma linha especial de financiamento para a compra de 1,5 milhão de toneladas de milho que estão “sobrando” na Região Centro-Oeste, sem ter ao menos espaço adequado para armazenagem. Segundo uma análise publicada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea) no início desta semana, o ritmo de comercialização de milho neste ano está bastante lento, os preços do grão vem registrando consecutivas quedas e os estoques estão bastante altos, havendo um déficit de armazéns. Em Mato Grosso, por exemplo, a falta de espaço para estocagem é tamanha que parte do grão é deixada a céu aberto. “Já iniciamos entendimento com a Secretaria de Agricultura do Estão de São Paulo. Agora, só falta um sinal verde da área de finanças do estado para viabilizar uma linha especial de crédito”, explicou Valdomiro Ferreira Júnior, Presidente da APCS e da Câmara Setorial dos Suínos.

Outro assunto apontado pelo presidente da APCS como vital para os suinocultores é a questão ambiental. “Vocês acompanham as notícias políticas e agora já podemos ter uma candidata à presidência da república, a senadora Marina Silva, cuja plataforma é o Meio Ambiente. Os suinocultores precisam pensar nisto com toda a severidade possível. Camihamos para um número de 15 mil matrizes certificadas no Estado. Temos que correr atrás de normas, de preservação, de biodigestores, sustentabilidade etc. É um caminho sem volta”, reforçou. “Tudo o que interessao ao produtor de carne suína passa pela câmara. A presença de todos no dia primeiro é fundamental para mantermos nossos debates e nossa luta por uma atividade cada vez mais profissionaol, sintonizada com a sociedade e os modernos sistemas econômicos”, exortou Nelson Pedro Staudt, Secretário Geral das Câmaras Setoriais da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Fonte: Porkworld, 18 de setembro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado