Conab: 1ª safra de milho deve ser de até 34,06 mi/t
6/11/2009 10:47:23



Brasília, 5 - O Brasil deve colher entre 32,79 milhões de toneladas e 34,06 milhões de toneladas de milho na safra 2009/2010, segundo estimativa divulgada hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A projeção para a primeira safra do cereal, que teve o plantio iniciado em agosto e a colheita prevista para janeiro, representa desde uma queda de 2,6% até um crescimento de 1,2% na comparação com o ciclo anterior.

Para a Conab, o clima até o momento é favorável na maioria das regiões produtoras e não devem ocorrer atrasos na semeadura. "A lavoura de milho está bastante tecnificada, fazendo com que a produtividade tenha experimentado aumentos crescentes nas últimas safras", consideraram os técnicos da estatal por meio de nota à imprensa. A área cultiva com milho na primeira safra 2009/10 deve ficar entre 8,487 milhões e 8,72 milhões hectares, uma variação média 7,0% menor que a área cultivada na primeira safra 2008/09.

Feijão, arroz e algodão - Já a previsão para o feijão na primeira safra, em fase de frutificação e maturação em algumas regiões, está entre 1,39 milhão (+2,9%) e 1,43 milhão de toneladas (+6,3%). O arroz, por outro lado, tem redução média de 3,8%, ficando entre 12,06 milhões e 12,18 milhões de toneladas. O algodão em pluma segue a mesma tendência, oscilando entre 1,13 milhão e 1,21 milhão de toneladas, ou uma queda média de 2,1%.

Para avaliar o comportamento das culturas de verão nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a Conab utilizou os dados da pesquisa realizada com produtores, agrônomos, cooperativas rurais, secretarias de Estado da agricultura, órgãos de assistência técnica e agentes financeiros. Nos Estados onde o plantio ainda não começou, como nos do Nordeste, o estudo manteve a área da safra anterior e, para fins de produção, levou em consideração a produtividade média dos últimos cinco anos, descartando-se os períodos atípicos.

Fonte: Último Segundo, 5 de novembro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado