Estimativa de safra é alvo de contestação
11/11/2009 08:50:06



Farsul aponta mais redução na área de milho e maior ampliação na sojaNova polêmica se seguiu à divulgação da estimativa de safra agrícola no país. Ontem, depois que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou previsão de colheita de 23 milhões de toneladas de grão no Estado, com acréscimo de 5,5% na produção de soja e de 17,7% na de milho – influenciada pela perda do ano passado –, a Farsul contestou os dados.

Jorge Rodrigues, coordenador da comissão de grãos da Farsul considerou os números “defasados”.

– Esses dados devem ter sidos colhidos há mais de 30 dias, quando se tinha uma expectativa de plantio, mas, devido à movimentação climática nesse período, houve mudanças, que acarretaram principalmente na migração de milho para soja.

Segundo Rodrigues, muitos produtores desistiram de plantar milho, inclusive devolvendo sementes. A estimativa da comissão de grãos da Farsul é de que haja uma redução maior do que de 5% a 8% prevista pela Conab para o milho, em relação à área da safra passada. Para a soja, a estimativa é de aumento entre 2% e 4% na área.

– Acredito que no próximo anúncio da Conab deve haver uma revisão. Hoje estamos trabalhando com uma redução de 25% na área de milho e um aumento de 12% na área plantada com soja – resumiu.

No arroz, a previsão da Conab é de queda na produção de 5,6% para a próxima safra. Em alguma regiões, como Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o plantio está atrasado porque as barragens estão abaixo dos níveis.

– Como temos ainda um mês de possibilidade para plantio, até dezembro, talvez essa área seja compensada – avaliou Sílvio Porto, diretor de logística e gestão empresarial da Conab.

O trigo, que ainda está sendo colhido, deve ter uma redução na produção de 14,3% em relação à anterior.

No país, pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) a próxima safra de grãos e leguminosas deve crescer 3,8%, chegando a 139,3 milhões de toneladas. Seria, portanto, a segunda maior da história do Brasil. Na avaliação do IBGE, a área a ser colhida em 2010 é de 47,9 milhões de hectares, 1,6% acima da cultivada em 2009.

Fonte: Zero Hora, 6 de novembro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado