Paraná deve colher mais grãos nesta safra
10/12/2009 10:19:24



A Companhia Nacional de Abastecimento prevê a colheita de 29 milhões de toneladas de grãos no Estado, o que significa um aumento de 16% em relação à safra anterior. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná também apontam para resultados favoráveis.

Na última safra de verão (2008/2009), a seca prejudicou principalmente a produção de milho. Na safra de inverno, foram as chuvas e geadas que trouxeram prejuízos para os produtores de milho safrinha e trigo, culturas de alto risco justamente por dependerem muito das condições climáticas. Considerando as culturas de soja, milho, feijão, trigo e milho safrinha, os prejuízos neste ano somam mais de quatro bilhões.

Mas os problemas com o clima deixaram de ser uma preocupação, pelo menos por enquanto. A economista da Federação da Agricultura do Paraná, Gilda Bozza, diz que ao que tudo indica nesta safra as questões climáticas não devem ser um problema.

Com os prejuízos na cultura de milho na última safra de verão, muitos produtores apostaram na soja, cultura que está ajudando a puxar os números gerais de produção de grãos no Paraná. Aliás, é o único produto que anima quando se fala em preços. Mesmo com o otimismo, os valores pagos pelos outros grãos ainda são considerados baixos.

Segundo o IBGE, a expectativa de colheita para esta safra é de 13 milhões de toneladas de soja, 41% maior que a anterior, seis milhões de toneladas de milho, tecnicamente igual ao volume da última safra, e 534 mil toneladas de feijão, produção cerca de 32% maior que na safra 2008/2009.

Fonte: CBN Curitiba, 9 de dezembro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado