Produtividade favorece o milho
21/12/2009 16:18:54



São muitas as expectativas positivas que aguardam o próximo ano, e uma delas está ligada à produção de milho em 2010. Diversos analistas acreditam que a oferta do cereal será abundante, mesmo com a queda da área plantada para a soja. Esta também é a visão de Alexandre Rosa, diretor superintendente da Agroceres PIC. "Não acreditamos que o milho será um problema em 2010. Ao mesmo tempo que a área plantada foi reduzida, tivemos um salto de tecnologia, resultando no aumento da produção".

Além da oferta, Rosa acredita em preços bastante atrativos no mercado doméstico brasileiro, uma vez que as exportações do cereal não apresentam grandes vantagens, neste momento, ao produtor. "Com o aumento da produção e uma paridade desinteressante para exportação, o milho acabou sobrando para nosso mercado", explica. "Obviamente isso fez com que o preço reduzisse".

Neste cenário, pode-se afirma que o suinocultor terá seu custo de produção reduzido em 2010. Rosa acredita, inclusive, no aumento da rentabilidade no setor, especialmente a partir de maio. "A oferta de animais deve ser menor no próximo ano, o preço da ração será menor, logo, estamos imaginando uma margem melhor para o produtor", explica. "Nesse contexto, 2010 vai ser um ano melhor para suinocultura".

Fonte: Suinocultura Industrial, 17 de dezembro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado