Grãos de verão têm bom desenvolvimento no RS
23/2/2010 09:33:44



As culturas de grãos de verão no Estado tiveram uma semana com boas condições de desenvolvimento, evoluindo em suas fases, melhorando seus índices. Conforme o Levantamento Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, as chuvas atrapalharam somente em algumas áreas pontuais, onde ocorreram em excesso.

A lavoura orizícola, de forma geral, mantém-se em atraso em relação a safras anteriores. A fase de perfilhamento permanece entre 13% e 14% atrás da média, mesmo com a melhora na semana. “Isso traz preocupação ao setor, pois essas áreas poderão entrar em floração, fase crítica da lavoura, em períodos que podem ocorrer menor temperatura”, comenta a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo. Nos últimos dias, 6% da lavoura já entrou em fase final de maturação e a colheita teve inicio em algumas localidades.

Os produtores de milho aceleraram a colheita na semana e mantiveram o equilíbrio, já que tinham reduzido a diferença existente nas fases iniciais. Essa evolução rápida se dá, em decorrência da possibilidade de armazenar maiores quantidades de produto antes da paralisação ou redução da colheita do cereal, pois a colheita da soja é prioritária à do milho. As condições de desenvolvimento da lavoura são muito boas, com os primeiros números das áreas colhidas acima das estimativas iniciais.

Nas regiões em que já se sentia a necessidade de chuvas para o bom desenvolvimento da cultura da soja, como o Planalto, Médio e Alto Uruguai, elas ocorreram, trazendo excelentes condições de evolução para as lavouras. Aproximadamente 75% da área plantada já ultrapassou ou está em vias de ultrapassar as fases mais críticas da cultura, podendo-se dizer que a tendência de momento é para uma safra muito boa, excelente, acima das estimativas iniciais. Mesmo que existam focos de ferrugem asiática em vários pontos, os produtores estão monitorando e utilizando fungicidas no combate e na prevenção, não havendo relatos de perdas relevantes nas áreas atingidas. As informações são de assessoria de imprensa.


Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado