MT: produtores já admitem perdas nas lavouras de milho por falta de chuva
29/4/2010 09:12:59



Aumenta a preocupação de produtores e cooperativas com o milho segunda safra em Mato Grosso. Pelo menos três regiões do médio-norte do estado - Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sinop - consultadas pela Agência SAFRAS admitem perda de produtividade em função da falta de chuva, com algumas localidades apontando inclusive para perdas irreversíveis.

Em Lucas do Rio Verde, um técnico de empresa fornecedora de produtos e serviços para o setor agrícola, diz que a região está sem chuva desde o início de abril. A última precipitação ocorreu dia 5 deste mês e atingiu 20mm. "A situação é preocupante. A maior parte das lavouras encontra-se em floração e não há previsão de chuva para os próximos dias", relata a fonte.

As regiões do médio norte e oeste, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso, Campo Novo, Sazepal e Campos de Júlio, respondem por 60% da produção de milho no Estado, são as áreas mais afetadas pela estiagem.

Pelas suas previsões, a região deve amargar perdas de produtividade de 40%, dos quais 20% já seriam irreversíveis. "Mesmo chovendo hoje, já há comprometimento", sustenta a fonte.

Fonte: Agronotícias / Safras


Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado