Milho: segurança alimentar e abastecimento do mercado interno são desafios
25/08/06 12:56:45



Segurança alimentar. Esta é uma das principais exigências dos mercados consumidores. Pequenos, médios e grandes produtores rurais que utilizam o milho como ingrediente das dietas de animais devem adotar medidas que melhorem a qualidade do grão, ditador do comportamento da suinocultura, avicultura e bovinocultura brasileiras. Por se tratar de um cereal de excelente valor nutritivo e cultivado de Norte a Sul do país em diferentes condições, o milho está sujeito à contaminação por microorganismos e por substâncias indesejáveis. O resultado é um alimento de menor qualidade nutricional e comprometedor da segurança alimentar de toda a cadeia produtiva, desde os animais até o homem.

Segundo Alexandre Cotta Lara, da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (Itambé), a contaminação de alimentos por fungos e micotoxinas pode chegar ao homem através de resíduos presentes em produtos animais, assim como metais pesados e agrotóxicos. “O milho não foge a essa regra e a diminuição do risco de contaminação é um importante item a ser considerado quando falamos em segurança na cadeia de alimentos”, explica.

Os pesquisadores chamam a atenção para outro fator importante: a disponibilidade de milho no mercado interno. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de carne de frango e, no caso da avicultura, o milho corresponde a aproximadamente 65% do volume da dieta. “A falta de uma política agrícola que garanta o suprimento de milho pode comprometer toda a cadeia produtiva”, antecipam o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Wolmir de Souza, e o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), Gustavo de Lima. Durante o XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo, uma mesa redonda debaterá o tema. O pesquisador João Carlos Garcia, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), será o moderador.

AGROAGENDE-SE:
Evento: XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo
Mesa Redonda “Expectativa da cadeia de suínos, aves e bovinos com relação às características qualitativas do milho”
Data e horário: quinta-feira, 31/8, das 16h30 às 18h30
Local: GranDarrell Hotel – Sala 1 (Rua Espírito Santo, 901, Centro, Belo Horizonte-MG)

Fonte: Agroagenda, 23/08/06

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado