Governo da Argentina libera exportação de 5 milhões de toneladas de milho
9/12/2010 09:43:29



O governo da Argentina autorizou a exportação de 5 milhões de toneladas de milho da safra 2010/11, a serem embarcadas a partir de 15 de fevereiro, informa a Oficina Nacional de Controle Comercial Agropecuário (Oncca). A autorização ocorre após acordo entre governo e exportadores, que garante 8 milhões de toneladas para o abastecimento interno. O Ministério de Agricultura estima que a safra de milho, em fase final de plantio, atingirá o recorde de 26 milhões de toneladas. A Argentina é o segundo maior exportador de milho do mundo, atrás dos Estados Unidos.

"O Estado entende que, com o abastecimento interno do cereal garantido, é possível manter a abertura permanente dos registros de exportação", diz a Oncca. Apesar da disposição oficial de não restringir as vendas externas, o saldo exportável estimado em 18 milhões de t pode não se confirmar. De acordo com o especialista em clima Germán Heizenknecht, da consultoria de Climatologia Aplicada, as lavouras do cereal estão em boas condições, mas entrarão em período crítico de desenvolvimento, que requer chuvas regulares. "Se não chover nesta primeira quinzena do mês a produção de regiões como Entre Rios e do centro de Santa Fe vai sofrer um corte", afirmou. Heizenknecht disse que ainda é cedo para estimar redução.

A Argentina pretende exportar milho para novos mercados, entre eles Rússia e China. Segundo anúncio do secretário de Comércio e Relações Econômicas Internacionais da Argentina, Luis Maria Kreckler, na última sexta-feira, o governo russo sinalizou intenção de comprar 3 milhões de t a partir de janeiro. A demanda da China seria de aproximadamente 5 milhões de t, conforme estimativas de analistas do mercado. Em missão comercial a Pequim, o ministro de Agricultura, Julian Domínguez, detalhou que negocia um acordo fitossanitário com a China, para permitir a importação de milho geneticamente modificado.

Fonte: Estadão


Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado