Chuvas de dezembro melhoram situação das lavouras no RS
22/12/2010 11:34:13



A primeira metade do mês de dezembro apresentou condições meteorológicas bem diversas daquelas observadas no mês de novembro. As precipitações, embora diferenciadas nos volumes acumulados nas diversas regiões, foram mais intensas do que as anteriormente ocorridas. Tal situação melhorou de maneira considerável a situação de desenvolvimento da lavouras, em especial as localizadas do Centro para Norte do Estado, onde se concentra a produção de milho e soja.

Arroz

As lavouras de arroz se desenvolvem dentro da normalidade em todas as regiões produtoras. As chuvas ocorridas recentemente auxiliaram na manutenção dos níveis das barragens destinadas à irrigação, dando tranquilidade aos produtores. As baixas temperaturas registradas nos últimos dias não deverão provocar maiores reflexos, uma vez que as lavouras ainda se encontram em fase de desenvolvimento vegetativo, devendo entrar em floração, de maneira gradual, a partir do final deste mês.

Feijão

O feijão se desenvolve de maneira satisfatória e, no momento, a maior atenção se volta para as lavouras que se encontram em fase de floração e enchimento de grãos. Nessas fases, a umidade no solo dá condições para a manutenção de uma boa produtividade, que tem se mantido acima do esperado. Já os grãos que se encontram maduros também apresentam potencial similar.

Milho

A semana transcorreu com condições benéficas para o milho. As chuvas abundantes ocorridas nas principais regiões produtoras deram alento aos produtores, principalmente para aqueles que têm lavouras em fase de floração e enchimento de grãos.

Soja

O plantio da safra de soja começa a se encaminhar para o final, atingindo 90% do total previsto. As últimas lavouras, localizadas em zonas mais frias, como os Campos de Cima da Serra, Campanha e Sul, deverão ser finalizadas até o fim deste mês, quando se encerra o período preferencial. Para as lavouras já germinadas e que estão em desenvolvimento vegetativo, a umidade presente no solo dá condição para uma boa evolução e manutenção de um bom padrão.

Hortigranjeiros

As condições climáticas apresentadas no período foram, em geral, benéficas para desenvolvimento das frutas e hortaliças, já que a semana alternou dias ensolarados com dias de céu encoberto, com ocorrência de chuva. Em alguns municípios, as chuvas intensas e mesmo a ocorrência de granizo causaram prejuízos em algumas frutíferas e principalmente em hortaliças folhosas cultivadas a céu aberto.

Fonte: Gaz


Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado