Pouco mais de 6% da área destinada ao milho foi semeada no Paraná
23/2/2011 15:32:21



O excesso de chuvas nas principais regiões produtoras do Paraná atrasou a colheita da soja e está impedindo o plantio do milho safrinha. O atraso levou o Ministério da Agricultura (Mapa) a prorrogar o prazo do plantio do milho safrinha em até 20 dias, conforme o zoneamento agrícola.

O agricultor Salvador Rico, de Londrina, está em dia com a safra, no último final de semana ele concluiu a colheita da soja e começou o plantio da segunda safra de milho. Salvador não teve problemas com a colheita e quer plantar o milho o quanto antes para evitar possíveis estiagens e geadas no inverno.

– O motivo até de plantar mais cedo, de já ter feito a programação na hora que plantou soja, já é pra ter uma expectativa melhor em rendimento e produtividade. Porque, é cedo e eu pretendo tirar ele antes do inverno, ou seja, antes da área de risco, que seria no princípio de junho. Até lá, eu já defino a minha safra – explica.

A situação do produtor de londrina não se repete em outras regiões do estado. Atualmente, pouco mais de 6% da área destinada ao milho foi semeada. Nesta mesma época do ano passado, estavam plantados 25% da área.

– Eles plantando agora dentro do zoneamento agrícola que foi prorrogado agora, eles vão ter acesso ao crédito, certo, eles vão ter acesso à cobertura do Proagro. Porque o milho safrinha é uma cultura de risco. Então, com essa prorrogação, eles vão plantar dentro do limite de plantio e tendo acesso ao Proagro e ao crédito – informa a agrônoma da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Rosângela Zaparolli.

Segundo a Seab, a área da segunda safra de milho deve ser de 1,5 milhão de hectares. Um aumento de 11% em relação ao ano passado, quando a área atingiu 1,36 milhão de hectares.

A produção deverá ser um pouco menor, cerca de 6,6 milhões de toneladas, 2% menos do que no inverno de 2010. O preço pode ser o diferencial para o produtor.

– O milho, como deu um pique melhor de preço, a gente vai arriscar plantar metade da área com milho safrinha. A expectativa. Pela motivação do preço que deu uma melhorada. Então, a gente está mais encorajado – esclarece Rico.br>
Fonte: Pedro Crusiol / Canal Rural


Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado