Mato Grosso: 91,3% da área destinada para milho já foi plantada
28/3/2011 15:43:56



Já estamos na metade da terceira semana de março e as plantadeiras de milho ainda tem muita atividade pelo interior de Mato Grosso, principalmente sob o solo úmido do Oeste onde as chuvas não sessam. Nesta região, o avanço figurou 30,1 pontos percentuais em relação à semana retrasada, alcançando 81,9% da área com intenção de plantio de acordo com o último boletim divulgado pelo IMEA.

No Mato Grosso como um todo, este percentual é de 91,3% do 1,8 milhão de hectares que serão plantados no Estado, restando, portanto, apenas 156 mil hectares aos quais incorrem elevados riscos que se ampliam dia a dia.

Para Glauber Silveira, diretor da Aprosoja, em entrevista ao ExpressoMT, o produtor de milho deve arriscar, pois acreditam que a chuva deva se estender por mais alguns dias e a área destinada par ao plantio não deve diminuir como havia sido cogitado há alguns meses. “A impressão que eu tenho é que o produtor que já havia comprado à semente deve arriscar um pouco mais nessa safra, até porque eles acreditam que o período de chuva vai se alongar. Eu não vi ninguém falar até agora em diminuição de área a ser plantada. Acredito que se diminuir será muito pouco, no entanto, semear nesse período o risco de prejuizos é maior”.

Assim, parece que a semeadura de milho no Estado está chegando ao fim e o pouco de área destinada para o plantio do milho que falta, fica na dúvida se será ou não plantada.

Fonte: Expresso MT


Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado