Oferta e demanda de milho estão equilibradas em MT
07/10/2011 10:35:02



Quantidade de milho armazenada em Mato Grosso (em silos particulares e do governo federal) está equiparada à demanda. Com consumo estadual de 2,2 milhões de toneladas ao ano e a reserva estimada em 1,2 milhão (t) atualmente (em poder do governo), a perspectiva é que o estoque de passagem fique apertado até o início da colheita, na metade de 2012. Este é o mais baixo volume registrado em solo mato-grossenses nas últimas duas safras. Em 2010, o estoque nesta época do ano era de 2,3 milhões (t) e no ano anterior estava estimado em 3,2 milhões (t).

Na avaliação do gerente de Operações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Mato Grosso, Charles Córdova Nicolau, o volume existente hoje em Mato Grosso acrescido da quantia armazenada nos silos particulares será suficiente para atravessar o período de entressafra e os preços também não devem ser alterados. No mercado interno, a a saca de 60 quilos está sendo vendida por até R$ 22,40 (Rondonópolis), segundo cotação do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Este ano, desde janeiro, foi vendida 1,175 milhão de toneladas do cereal por meio de leilões realizados pela Conab e assim que faltar no mercado, Nicolau acredita que os armazenadores particulares começarão a liberar o produto. “De agosto para cá a Conab vendeu 27 mil toneladas de milho em ofertas públicas, sendo que o volume foi adquirido por suinocultores, avicultores e uma fábrica de ração”, diz informando que tudo ficou dentro do Estado. No caso dos produtores rurais, o diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Henrique Fávaro, diz que os melhores preços no mercado interno e externo estão motivando os agricultores a plantar mais na próxima safra (2011/2012). Afirma ainda que o clima está colaborando, com as primeiras chuvas já permitindo a semeadura da soja, o que não deve prejudicar o cultivo de milho logo após a oleaginosa. “E com relação ao estoque acreditamos que o volume será suficiente para atender às necessidades do mercado local”.

Segundo estimativa de safra do Imea, no ciclo 2011/2011 Mato Grosso vai cultivar 2,001 milhões de hectares, contra 1,752 milhão (ha) na temporada passada, incremento de 14,8%. A produção terá crescimento de 27%, passando de 6,991 milhões (t) para 8,903 milhões (t) de um ano para outro.

Fonte: A Gazeta


Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3027-1272 / (31) 9733-4373
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado