Cai perspectiva de tamanho da segunda safra de milho em MT
28/11/2012 16:18:18



SÃO PAULO - O plantio conturbado da soja no Estado já está influenciando na 'safrinha' de milho...

Panorama Brasil

SÃO PAULO – As expectativas para a área e o volume de produção de milho em Mato Grosso sofreram uma redução nesta segunda safra em comparação à primeira safra do ano, motivada pelo avanço do plantio de soja no Estado. A perspectiva de área cultivada caiu de 2,9 milhões de hectares para 2,7 milhões de hectares, enquanto a perspectiva para a produção saiu de 13,9 milhões de toneladas para 13,3 milhões de toneladas, segundo estimativas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Estes números são reflexo do atraso no plantio de soja em algumas regiões, ocorrido por conta da irregularidade de chuvas, e até mesmo da necessidade de replantio em outras áreas. “O produtor teve que reduzir a área plantada com milho segunda safra para poder aproveitar a janela ideal de cultivo”, explicou o analista de grãos do Imea, Cleber Noronha.

Mesmo assim, Mato Grosso terá um incremento de área para o milho segunda safra. Na safra que se encerrou foram cultivados 2,5 milhões de hectares, que resultaram em uma super segunda safra do cereal no Estado, com 15,5 milhões de toneladas produzidos.

A produtividade para a segunda safra de milho 2012/13 sofrerá redução. A estimativa é colher 80 sacas por hectare. Na safra 2011/12, a produtividade das lavouras foi de 104 sacas por hectare.

Mesmo com este incremento de área, a oferta de milho deverá seguir apertada, pois a expectativa é que o cereal cultivado em Mato Grosso abasteça não somente o mercado interno, mas também o mercado internacional. “A safra americana de milho teve uma redução considerável. Foram cerca de 100 milhões de toneladas a menos, o que os obrigará a utilizar a produção quase que somente para abastecer o mercado deles, abrindo espaço para o milho brasileiro no mercado internacional”, destacou Noronha.

“As novas estimativas do Imea são mais realistas com o que podemos esperar da próxima segunda safra de milho em Mato Grosso. Já esperávamos uma redução na produção, pois a safra passada foi surpreendente e dificilmente iríamos repetir o mesmo volume colhido e mesmo com este incremento de área não teremos muito milho disponível, pois o estoque está apertado”, afirmou o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Fávaro.

Segundo dados do Imea, o estoque de milho disponível para abastecer o mercado até a safra 2012/13 estar disponível será de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas. E quase nada deste montante está nas mãos de produtores, pois a grande maioria já foi comercializada e está com as revendas ou trades.

“Somente o mercado interno deve consumir este montante. E agora com os americanos sem milho disponível, as exportações para a China deverão crescer. O que deverá influenciar no preço do milho, que poderá se manter elevado”, complementou Fávaro.

O sinal de atratividade de preços pode ser observado na comercialização da safra 2012/13, que está com 5,8% vendida e segue aumentando semanalmente.

Fonte: DCI, 27 de novembro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado