Atraso deverá comprometer até 15% das lavouras de milho em MT
27/02/2013 07:56:36



Balanço das atividades no milho de Mato Grosso mostram: uma semana de altas nos preços, bom avanço do plantio e que este se dará ainda com chuvas nas próximas semanas.

Relatório do IMEA mostra que já foram plantados 63,7 % da área prevista, algo equivalente 1,67 milhão de hectares. No entanto neste documento foi apontado que o final do período ótimo de semeadura terminaria na semana que vem. A partir de então seria normal que as chuvas sejam cada vez mais escassas em março e abril, algo que comprometeria o período crítico da cultura e os rendimentos das lavouras plantadas a partir de então.

Observando-se os avanços semanais anteriores, estima-se que haja uma capacidade de 20 pontos percentuais por semana ou 525 mil hectares. Assim sendo, espera-se que restaria ainda cerca de 15% do total estimado com risco de perda de rendimentos, ainda que a previsão aponte para mais chuvas nas próximas semanas.

Quanto aos preços, contratos futuros seguem próximos ou abaixo dos preços mínimos locais, com compradores aguardando maiores quedas. No curto prazo no entanto, intensa atividade de exportação tem liquidado estoques e com isso preços subiram 5,8% na média do Estado.

Fonte: AF News Análises

Fonte: AF News, 26 de fevereiro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado