Em 2008, estoque final de milho deve atingir recorde histórico
13/10/2008 08:32:27



Campinas, 9 de Outubro - As novas projeções da CONAB sobre a próxima safra de grãos também fazem um balanço da oferta e demanda desses grãos. E estima, em relação ao milho, que o ano pode ser encerrado com um estoque final recorde, o que, para os segmentos mais dependentes do grão como a avicultura e a suinocultura, deve se traduzir num clima oposto ao observado há um ano. No final de 2007, a perspectiva (com o atraso no plantio da safra principal e a grande demanda externa do produto) era de esgotamento total dos estoques.

Pelas projeções da CONAB, as exportações de milho, neste ano, devem recuar mais de 30% e ficar em 7,5 milhões de toneladas – o que, mesmo assim, representa o segundo maior volume já exportado pelo Brasil. Como o suprimento total (estoque inicial + produção + importação) está sendo estimado em 65,7 milhões de toneladas e se prevê um consumo interno da ordem de 44,5 milhões de toneladas (aumento de 10% em relação a 2007), o estoque final deve chegar aos 13,7 milhões de toneladas, aumentando mais de 100% em relação ao ano passado.

Para dar breve idéia do que isso representa, basta mencionar que supera a produção da safrinha de 2006, quando o volume produzido chegou aos 10,7 milhões de toneladas. Ou, ainda, que supera em mais de 10 vezes o estoque final de 2002.

Para 2009 a CONAB, em sua primeira previsão, estima um estoque final também elevado, da ordem de 12,8 milhões de toneladas. Mas essa é uma previsão bastante prematura, pois dependente de inúmeros fatores.

Fonte: Avisite, 9 de outubro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado