Produção de milho
21/12/2009 16:13:07



A chuva está colaborando com o desenvolvimento das lavouras de milho no Rio Grande Sul. A produtividade deve compensar a redução da área.

Os 40 hectares plantados na propriedade em Jacutinga, no norte do Rio Grande do Sul, são a alegria da família típica do interior. Neste ano, a chuva acima da média foi importante para o desenvolvimento das lavouras, especialmente as variedades de ciclo precoce.

Segundo a Emater, ainda é cedo para falar em números. Mas se o tempo continuar colaborando,ou seja, chovendo o necessário para o milho, a expectativa é de safra cheia.

Em 2008, foram plantados no Rio Grande do Sul pouco mais de um milhão de hectares de milho. Neste ano a área reduziu. No norte do Estado serão 40% a menos. Mas os agricultores esperam colher o mínimo de 16 mil quilos do grão por hectare.

"A maioria das lavouras nossas estão em fase de desenvolvimento vegetativo em torno de 20% em fase de floração e alguns em floração de grãos. Porém, nós temos que espera os próximos 30 dias para ter alguma coisa de produção garantida", explicou Derli Dalastra, técnico agrícola da Emater.

O seu Avelino Menegass vibra com a boa notícia. Há 40 anos ele, a esposa e os filhos trabalham juntos na propriedade. Já enfrentaram secas e enchentes. Mas o desânimo não existe no vocabulário da família.

"Poderia ser melhor porque hoje o preço do milho não está muito bom. Mas a gente sempre tendo um lucrinho, vamos nos virando. No próximo ano pode melhorar e a gente, que é da agricultura, temos que plantar. O nosso trabalho é plantar", falou seu Avelino.

O agricultor gaúcho tem negociado a saca de milho, em média, por R$ 17.

Fonte: Globo Rural, 18 de dezembro

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado