Chuvas podem prejudicar a colheita do milho safrinha
18/5/2010 13:56:30



A falta de chuvas preocupa os produtores de Goiás, Mato Grosso e também da região norte de Mato Grosso do Sul. Com a seca e as temperaturas elevadas, as perdas na lavoura já ultrapassam os 10%. Infelizmente, a previsão para esta semana continua desagradável, já que não devem ocorrer chuvas na região mais uma vez. Os solos, que já estavam com uma umidade abaixo dos 30%, deverão perder ainda mais água, segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia.

A região centro-sul do estado de Mato Grosso do Sul, no entanto, conta com uma reserva hídrica alta no solo, devido às chuvas que têm abastecido a área.

Em São Paulo, apesar da boa umidade do solo que garante um bom desenvolvimento das plantas, os produtores devem ficar atentos nos próximos dias para chuvas com fortes rajadas de vento que podem prejudicar a lavoura.

O mesmo alerta vale para o estado do Paraná, onde os ventos podem passar dos 80 km por hora. Aqui, a colheita do milho safrinha começou lenta e deve continuar com esse ritmo pelas próximas duas semanas, pois o percentual de lavouras aptas a serem colhidas ainda é bem baixa (5%).

Fonte: Globo Rural


Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado