Colheita de milho chega a 24% no Rio Grande do Sul
10/2/2011 13:53:05



A colheita de milho no Rio Grande do Sul segue avançando de forma intensa, apesar de algumas paralisações, devido às chuvas ocasionais no norte do estado, alcançando nesta semana 24% do total plantado nesta safra, de acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS).

Segundo o órgão, o rendimento médio obtido vem surpreendendo, uma vez que a irregularidade das chuvas ao longo do ciclo de algumas lavouras poderia tê-lo afetado de maneira prejudicial.

Outros 20% já estão em ponto de colheita e com ótimo potencial. Os 38% que se encontram nas fases de floração e enchimento de grãos estão em situação considerada regular, com tendência a apresentarem prejuízos nas lavouras plantadas nas regiões da Campanha e Sul, onde a estiagem se faz sentir de forma mais intensa.

Na comercialização, o grão também não apresenta problemas, com o mercado mantendo demanda aquecida e cotações em patamares vantajosos, apesar das quedas recentes, motivadas pela entrada da safra nova.

Durante a semana, a saca de 60 quilos foi negociada a um preço médio, em âmbito estadual, de R$ 22,94, quando negociado pelo produtor, valor que é 29,39% superior ao do ano passado.

Fonte: Globo Rural Online, com informações da Agência Safras


Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado