Alerta: os alimentos vão duplicar de preço até 2030
17/06/2011 16:35:28



O alarme da Oxfam, que analisa a oscilação dos preços dos principais gêneros alimentares nos últimos meses, destaca que o preço global dos cereais registrou um aumento de 71%, batendo um novo recorde em abril. A pesquisa prevê que os preços dos gêneros alimentares básicos levem à pobreza milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, onde os custos para a alimentação incidem em 80% na renda.

“Não obstante o boom econômico dos últimos vinte anos – consta no documento – existem na Índia mais de 65 milhões de famintos, enquanto os Estados Unidos continuam a utilizar 15% do milho produzido no mundo para a obtenção de bio-combustíveis”. Influem no aumento dos preços diversos fatores, como a corrida à produção dos bio-combustíveis que subtrai terras à produção alimentar, o empobrecimento dos recursos naturais por causa da excessiva exploração, as mudanças climáticas, o domínio de poucas empresas no mercado alimentar.

No mês passado, o Banco Mundial advertiu que o aumento dos preços dos bens alimentares levou à pobreza 44 milhões de pessoas nos últimos meses.

Fonte: Rádio Vaticano


Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3027-1272 / (31) 9733-4373
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado