Com Abramilho e Apromilho-PR, Paraná terá primeira biorrefinaria brasileira
09/08/2011 10:44:14



A Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) esteve presente na cerimônia que oficializou a futura instalação da primeira biorrefinaria do Brasil – através de seu presidente-executivo, Alysson Paolinelli – nessa sexta-feira (5), em Castro-PR. A entidade compareceu ao evento para assinar um protocolo de cooperação, juntamente com a prefeitura da cidade e com o governo do estado, com o objetivo de apoiar o processo de industrialização e a agregação de valor ao milho dentro do Brasil.

Para Paolinelli, a biorrefinaria representa uma boa oportunidade de novos avanços tecnológicos no processo de industrialização do milho. “Precisamos evoluir não só com relação ao plantio ou aos produtos, mas, fundamentalmente, no processamento do grão”, afirmou.

A biorrefinaria – complexo industrial com diversas indústrias, compartilhando produtos, serviços e infraestrutura para processar milho – vai começar industrializando cerca de 800 toneladas de milho por dia. Quando ficar pronta, esse volume deve chegar a 3,2 mil toneladas diárias. Vários tipos de produtos alimentícios serão produzidos nesse total (para alimentação animal e para alimentação humana), além de produtos para a indústria química (como os plásticos biodegradáveis).

A cidade de Castro foi escolhida por ser o maior produtor de milho do sul do país. Além disso, é a sede da Associação dos Produtores de Milho do Paraná (Apromilho-PR), entidade que faz parte da Abramilho. “É um investimento que só trará benefícios para a região de Castro, e ajudará a absorver boa parte do milho que produzimos aqui”, destacou o diretor da Abramilho e Apromilho-PR, Paulo Bertolini. A Cargill é a principal investidora da usina, estimada em R$ 350 milhões.

As informações são da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

Fonte: Agrolink


Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3027-1272 / (31) 9733-4373
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado