Imea reduz perdas na safrinha, mas estoques continuam apertados
09/08/2011 10:45:05



O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) reduziu as expectativas de perdas para a segunda safra de milho 2010/11 em Mato Grosso. A colheita já se aproxima do fim no estado e o desempenho no campo vai resultar em uma produção final de aproximadamente 7 milhões de toneladas do grão. No entanto, mesmo com o aumento de duas sacas na média da produtividade do estado, esta safra será 17% menor que a passada.

A produtividade média da safrinha em Mato Grosso está em 66,5 sacas por hectare. A área plantada também encolheu 10% passando de 1,9 milhões de hectares para 1,7 este ano.

Apesar de os números do Imea mostrarem uma quebra na produção em comparação com o ciclo passado, o resultado obtido ainda foi maior que o previsto pelo setor quando os trabalhos com a safrinha começaram no Estado. Inicialmente, a expectativa traçada pelo Imea era de se produzir 6,7 milhões de toneladas. No entanto, a projeção foi ultrapassada, chegando aos 7 milhões.

O presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, destacou que a chuva foi um fator essencial para influenciar os resultados. "Este ano colhemos menos porque as chuvas praticamente atrasaram, prejudicando o milho. Alguns produtores plantaram em fevereiro, mas outros em abril", declarou Glauber.

ESTOQUES

A comercialização da safra 2010/11 de milho em Mato Grosso está em 66,3%, volume recorde para o período. A projeção do Imea para o volume disponível nas mãos dos produtores é muito próximo do que se consome internamente em Mato Grosso. Estima-se que ainda esteja disponível algo em torno de 2,3 milhões de toneladas de milho.

“O volume de milho ainda não comercializado nas mãos dos produtores é praticamente igual ao volume do consumo interno em Mato Grosso. Isso significa que o estoque final deve continuar baixo e os preços tendem a se manter no patamar acima do mínimo”, destacou Glauber Silveira.

Fonte: Aprosoja


Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3027-1272 / (31) 9733-4373
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado